O cartão de crédito facilita muito a vida dos clientes dos bancos. Quebra um galho enorme, e permite que realizemos compras sem ter dinheiro na conta. Porém, é preciso ser muito cuidadoso para não deixar que esse benefício se torne um problema na sua vida!
Portanto, não gaste mais do que tem condições de pagar. Afinal, a fatura pode virar uma bola de neve. Você gasta um pouco aqui, um pouco ali… e quando se dá conta, o valor está bem maior do que imaginou.
O cartão de crédito é o motivo para diversos brasileiros contraírem dívidas. Por isso, para ter um cartão em mãos, é preciso ter muita responsabilidade.
Mas, afinal, o que acontece quando você atrasa um pagamento da fatura?
É sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe conosco:
Juros e multa
Após o vencimento da fatura, caso não seja reconhecido o pagamento pelo menos do valor mínimo, a fatura consta como em atraso. Portanto, começam a correr os juros.
A taxa de juros vai depender muito do valor da fatura e da sua instituição bancária. Algumas cobram taxas maiores, outras menores. Mas, a cada dia de atraso, o valor irá aumentar.
Quando você realizar o pagamento, não será no mesmo valor. Além de também possuir uma multa por atraso. Portanto, não deixe chegar a esse ponto. Pague o valor mínimo da fatura para poder realizar um parcelamento. Pois dessa forma, os juros param de subir e você deixa de ficar em dívida.
Caso esteja tendo dificuldades para pagar o valor mínimo, entre em contato com o atendimento do seu banco. Afinal, os atendentes devem ajudar os clientes a encontrar a melhor solução.
Lembrando que pode acontecer de você já ter pago a fatura e ela ainda constar “em atraso”.
Isso acontece porque os pagamentos via boleto levam um tempo maior para serem reconhecidos. Por isso, espere 3 dias úteis. Caso passe desse prazo e o problema não tenha sido resolvido, entre em contato com os atendentes do banco.
E fique tranquilo. Pois os juros que apareceram após o dia do seu pagamento serão desconsiderados assim que o mesmo for reconhecido.
Bloqueio do cartão
Caso alguns dias tenham passado após o vencimento e você ainda não tenha pago a fatura, poderá ter o cartão bloqueado. Os bancos costumam bloquear o cartão do cliente após 5 dias de atraso. Dessa forma, você não conseguirá utilizar o seu limite disponível e nem realizar compras no débito.
Após o pagamento, o seu cartão será desbloqueado. Mas esse processo pode levar alguns dias. Pois pode demorar um pouco para ser reconhecido. Portanto, se você já pagou e o seu cartão continua bloqueado, não se preocupe. Logo ele será atualizado e você voltará a realizar compras normalmente.
Cancelamento do cartão
Porém, se depois de dias ou semanas o pagamento não for realizado, o seu cartão pode ser cancelado. O bloqueio do cartão é temporário, mas o cancelamento é permanente. Ou seja, você perderá o seu cartão por inadimplência.
A instituição bancária, quando o cliente não paga as coisas em dia, pode retirar os benefícios de crédito.
O seu cartão de crédito naquela instituição será perdido. Porém, o valor continuará como devedor. Caso não realize o pagamento, você terá uma dívida aumentando os juros todos os dias. Por isso, regularize a situação.
Solicite por um parcelamento ou uma negociação. Pois essa dívida poderá ser um empecilho na sua vida.
Como reverter a situação do cartão cancelado?
Infelizmente, um cartão cancelado é algo permanente. Você pode tentar solicitar outro cartão dessa mesma instituição bancária. Porém, após o prejuízo dado, não há como ter certeza de que eles te disponibilizarão crédito novamente.
Pois a análise de crédito avalia todo o seu histórico. Se a dívida não estiver paga ainda, eles não irão aceitar a solicitação de forma alguma.
O que você pode fazer é pagar todas as suas dívidas, pagar as suas obrigações em dia e aumentar o seu score. Dessa forma, talvez, com o passar dos meses, o seu banco te proporcione um novo cartão de crédito.
Apontamento do CPF no Serasa e SPC Brasil
Após algum tempo de atraso no pagamento da fatura, o seu banco pode realizar o apontamento do seu CPF no Serasa e SPC Brasil. É o meio que a instituição bancária possui para comunicar as empresas de proteção de crédito sobre a inadimplência do cliente. Para que ele entre para a lista de negativados.
Ou seja, você perderá o seu acesso ao crédito. Afinal, nenhuma instituição credora te proporcionará benefícios após analisar a sua situação. Você não poderá fazer empréstimos, financiamentos ou conseguir um novo cartão de crédito.
Mas fique tranquilo, o banco te avisará antes de fazer isso. Normalmente é por meio de e-mails e ligações de funcionários. Para que você consiga chegar em uma solução melhor antes de partir para essa situação.
Por isso, pague pelo menos o valor mínimo da sua fatura. Pois a falta do pagamento pode te trazer problemas sérios e que te atrapalharão em diversos aspectos.
Após o pagamento da fatura, a instituição pode reverter o apontamento do seu nome. Ou seja, você não vai ficar com o nome sujo.
Caso você já esteja negativado, se atente para não deixar a situação piorar. Negocie hoje mesmo a sua dívida realizando o seu cadastro no Serasa e analisando as suas opções.
Você pode negociar a sua dívida em até 36x. Afinal, se você abandonar a dívida, os juros aumentarão bastante com o tempo.
Como realizar o parcelamento da fatura?
Você pode fazer isso pelo próprio aplicativo do banco ou em alguma agência física. No caso da agência física, um funcionário irá te orientar durante todo o processo.
Pelo aplicativo, basta clicar na sua fatura e depois em “parcelar valor”. Logo, irão aparecer as suas opções. A quantidade de parcelas, taxas de juros… quanto maior a quantidade das parcelas, mais os juros sobem.
Por isso, se atente a todos os detalhes. Faça um bom planejamento analisando o que será mais benéfico para você. E o que vai caber no seu bolso!