Para uma empresa ter a segurança de que o cliente tem bons hábitos de pagamento no mercado de crédito e para que o consumidor tenha maior ciência da sua vida financeira, é importante entender sobre a importância do score de crédito. Siga a leitura!
O que é score de crédito?
Através de um sistema de pontuação, o score de crédito é um indicador de que o consumidor está cumprindo ou descumprindo os pagamentos de suas contas. Dessa maneira, é possível avaliar se determinada negociação vale a pena ser feita dependendo do score da pessoa física ou jurídica.
Como funciona o Score?
A partir dos dados armazenados pelo SERASA, é feito um cálculo automático e ranqueado de 0 a 1000 (sendo de 0 a 300 risco alto de inadimplência; 300 a 700 risco médio e 700 a 1000 risco baixo). Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de o pedido de crédito ser aprovado.
Por que o score fica baixo?
O score fica baixo quando o cliente não cumpre com seus compromissos de pagamento. Isto gera um abalo na confiança dos bancos, lojas, negócios, instituições financeiras em geral de que você cumprirá com o compromisso financeiro. Ações como cheque sem fundo, participação em empresas falidas, atrasos nos pagamentos, inadimplência podem influenciar para um score baixo.
Como aumentar o score?
Para aumentar o score o primeiro passo, caso seu nome esteja sujo, é limpá-lo. Pagando todas as dívidas atrasadas você não somente aumenta o score, como também pode se organizar melhor financeiramente. Outras maneiras é fazer seus pagamentos em dia; manter seus dados ou o da empresa atualizados e registrar constantemente o pagamento de suas contas.
Principais benefícios de um score?
A simples consulta do score te permite ter controle do seu currículo financeiro, assim você entende o que pode consumir e ter uma organização financeira. Com um score alto, você tem taxas de juros menores, maior poder de negociação e maior chance de aprovação de crédito ou de empréstimo.