O cartão de crédito é um item muito vantajoso. Você pode realizar compras mesmo sem nenhum saldo na conta bancária. Para que nunca falte nenhum item básico. Além de te proporcionar facilidade no pagamento. Pois é você que decide o dia do vencimento da fatura, e a quantidade de parcelas.
Porém, o parcelamento do cartão de crédito, quando não utilizado com a devida responsabilidade, pode se tornar um grande problema. E um grande empecilho na sua vida financeira.
Aproximadamente 75% da população brasileira convive com dívidas. E grande parte dessa porcentagem, contraiu dívidas devido ao uso do cartão de crédito. Por isso, é necessário tomar bastante cuidado.
Preparamos algumas dicas para a utilização responsável do cartão de crédito. Portanto, acompanhe a leitura!
Avalie o valor total da compra
Muitas vezes, escolhemos o parcelamento pois os valores são muito mais atrativos. Mas o que pode acontecer é você dividir o valor em várias parcelas, aparentemente baixas, e no final acabar pagando o dobro do preço daquele item.
Por isso, avalie os juros antes de realizar a compra. E veja se realmente vale a pena comprar parcelado, ou economizar para poder comprar à vista. Sem nenhuma taxa de juros.
Pois o “golpe” do parcelamento no cartão é justamente esse. Te faz acreditar que vale a pena pagar um pequeno valor mensal, mas por muito tempo. Se passam meses, e você ainda está pagando por aquela compra.
Ou seja, é um valor que compromete a sua organização financeira enquanto você estiver pagando por ele. Essa longa obrigação financeira compromete o seu orçamento. Pois é um dinheiro que você poderia estar gastando com prioridades maiores.
Dessa forma, você pode ter que deixar algumas coisas importantes de lado enquanto aquele valor não estiver completamente pago.
Não tenha o costume de parcelar faturas
Algumas vezes, fazemos um planejamento do mês para pagar todas as nossas obrigações. Contas, aluguel, faturas. Mas uma situação de emergência aparece, e precisamos gastar um valor maior do que o esperado.
E então, alguma das obrigações tem que ficar de lado. E realizamos o parcelamento da fatura do cartão de crédito. De fato, é uma opção que ajuda bastante os clientes dos bancos que estão passando por um momento delicado.
Portanto, não tem problema nenhum parcelar a fatura uma vez ou outra. Afinal, nem sempre as coisas saem da forma planejada. Mas é preciso tomar bastante cuidado, para que o parcelamento não se torne um grande problema.
Afinal, os juros do parcelamento da fatura são bem altos. No final, você estará pagando muito mais do que o valor inicial. E você está estendendo essa obrigação por mais alguns meses. Dependendo de quantas parcelas escolher, até anos.
E isso compromete as suas finanças nos próximos meses. Você pode ter que deixar o lazer de lado, ou até algumas metas. Por isso, é importante se organizar para não precisar chegar a esse ponto.
Economize o seu dinheiro, para que nunca falte a quantia certa para cumprir com as suas obrigações.
Evite acumular parcelamentos
Você parcela uma compra aqui, outra ali. E quando vê, se tornou uma grande bola de neve. Pagar sempre o valor mínimo dos produtos pode parecer algo vantajoso, mas que será um empecilho na sua carteira por muito tempo.
Daqui a alguns meses, você se dará conta de que ainda está pagando por produtos que talvez nem utilize mais.
Por isso, escolha bem o que vai parcelar. O ideal é que parcele apenas um item ou outro. Mas não torne isso um costume. É necessário pensar e analisar bem antes de realizar qualquer parcelamento no cartão de crédito.
Não abuse do seu poder de compra. Ter um limite disponível no cartão é algo tentador! Mas é aí que mora a armadilha. Não gaste mais do que pode pagar. Pois você estará condenando a si mesmo.
É assim que milhares de brasileiros se afogam nas dívidas. Pela falta de responsabilidade com o cartão de crédito.
Caso perceba que o cartão de crédito está te comprometendo financeiramente, interrompa o uso
A melhor forma de evitar possíveis problemas financeiros é dando um tempo do cartão de crédito. Dessa forma, você se controla para não cair em tentações. Experimente passar um tempo realizando compras apenas no débito.
Dessa forma, você vai conseguir dar mais valor ao seu dinheiro. E quando voltar a utilizar o cartão de crédito, estará mais responsável quanto a isso. Pois verá a falta que faz um saldo na conta!
Se planeje para pagar sempre o valor total da fatura
Antes de comprar qualquer coisa no cartão de crédito, se pergunte se realmente tem como pagar. Quando você se controla para não exagerar nos gastos e não deixar que eles passem do ponto, o valor total da fatura consegue estar sempre dentro do seu orçamento.
É muito importante fazer esse planejamento com antecedência. Para que quando a fatura chegue, você não leve um susto. E não precise pagar apenas o valor mínimo e estender a dívida para os próximos meses.
Caso necessário, pegue um pouco da sua reserva de emergência. Pois é uma opção melhor do que estar próximo do endividamento.
Afinal, ter o nome sujo pode te trazer diversas consequências negativas. Você perde o seu direito ao crédito, e ainda pode perder oportunidades de emprego. Por isso, não deixe que a sua situação chegue a esse ponto!
A responsabilidade financeira é o melhor caminho para uma vida confortável e de qualidade.