Empréstimo Fácil
e sem Burocracia

Mitos e verdades sobre as finanças

Você está querendo começar a organizar o seu dinheiro? Quando se é iniciante no assunto, é preciso tomar cuidado com algumas crenças populares. Pois muitas delas não tem nenhum fundamento, e acreditar nelas pode acabar atrapalhando o seu processo.

Para te ajudar a entender melhor sobre finanças, preparamos um conteúdo informativo. Pegamos algumas das crenças populares sobre finanças mais comuns, para explicar a veracidade da afirmação.

Portanto, acompanhe a leitura para saber mais:

1 – Investir é arriscado! Não vale a pena!

Esse mito é um dos mais comuns quando se trata de dinheiro. Não passa de uma grande falácia! Afinal, existem sim investimentos de alto risco. Como a renda variável. As ações, fundos imobiliários, criptomoedas…

Mas se engana quem pensa que os títulos de alto risco são as únicas opções de investimentos. Pois, sim, existem títulos 100% seguros! Que são os investimentos de renda fixa.

O Tesouro Direto é um dos principais. É um título do governo, onde você empresta um valor para auxiliar nos recursos, e ele te devolve com juros prefixados. O que significa que, ao investir, você sabe exatamente qual vai ser o seu retorno.

Então você não corre risco nenhum de perder o seu dinheiro. Afinal, você já sabe de forma específica qual será o seu rendimento final. Ou seja, você pode sim investir contando com muita segurança!

Além do Tesouro Direto, existem diversos outros títulos igualmente seguros. Como o CDB, LCI, LCA… no caso destes títulos, você empresta um valor para instituições financeiras. E também sabe exatamente o quanto o dinheiro vai render.

Todos os investimentos citados acima tem liquidez diária. Isso significa que você pode resgatar o seu dinheiro quando quiser.

E quanto à renda variável, apesar de oferecer sim os seus riscos, o problema é apenas quando você não sabe o que está fazendo. É preciso estudar os ativos, ver análises de especialistas. Para que só depois você escolha onde fará o seu aporte. O que diminui bastante o risco de se deparar com resultados negativos.

É recomendado investir em renda variável apenas quando você já montou a sua reserva de emergência. Mas são títulos que podem te trazer um enorme faturamento e multiplicar a sua renda de uma forma impressionante. Por isso, vale a pena estudar até sobre os tipos de investimentos de alto risco!

Portanto, não tenha medo de investir por conta das crenças populares de quem não entende sobre o assunto. Começar a investir pode mudar o seu futuro! Além de garantir uma boa aposentadoria sem precisar do INSS.

 

2 – Cartão de crédito é um vilão, e você não deveria utilizar

Mito! Essa afirmação é uma grande mentira. Afinal, o cartão de crédito apenas se torna um vilão quando você não sabe utilizá-lo com responsabilidade. Do contrário, ele é um ótimo ajudante! Pois você pode comprar os itens necessários mesmo sem ter nenhum saldo na conta.

O cartão de crédito pode quebrar um galho enorme! E ter um cartão pode facilitar demais a sua vida. O problema aparece apenas quando você gasta mais do que pode pagar. E acaba gerando uma bola de neve e se endividando.

Mas isso acontece apenas por culpa do titular da conta bancária! Por isso, apenas tenha um cartão de crédito se realmente tiver responsabilidade para isso.

Sem contar que ele pode te trazer inúmeras vantagens! Como descontos em compras, milhas de viagens, programa de recompensas. Além de uma facilidade de pagamento muito maior! Pois você pode pagar no seu próprio ritmo, escolher o dia do vencimento e a quantidade de parcelas.

Além de um controle muito maior dos seus gastos. O cartão de crédito também permite que você possa fazer assinaturas. De streamings, softwares que podem ser úteis para a qualidade do seu trabalho, entre diversas outras coisas.

 

Financiar um imóvel é um investimento!

Mito. Comprar um imóvel à vista, quando você realmente puder, é sempre uma opção mais vantajosa. Pois com o financiamento, você sempre acaba pagando um valor muito maior no final. Por causa dos juros.

Além de estender uma obrigação financeira por um longo período. As parcelas do financiamento podem ser um empecilho na sua organização. Além de limitar as suas metas e o seu lazer.

Falam que o financiamento de um imóvel é um investimento, porque depois de um tempo você pode vendê-lo por um preço maior. Mas isso acontece, na verdade, por causa da inflação.

Ou seja, você não está ganhando mais dinheiro. É o seu poder de compra que está diminuindo. Portanto, você pode até financiar um imóvel, e realmente valer a pena para você. De acordo com a sua rotina, orçamento e metas. Pode sim ser algo vantajoso. Mas não é, de forma alguma, um investimento. Pois não te trará um lucro financeiro.

Por isso, tome cuidado com o que as pessoas falam!

 

Pegar um empréstimo pode te ajudar a quitar as dívidas

Verdade. Pois quanto mais tempo você passar sem pagar as dívidas, mais os juros aumentarão. Se você pegar um empréstimo e realizar logo o pagamento, você se livra de juros maiores. Ou seja, é um problema a menos.

E o empréstimo, contanto que você pague da forma correta, não aumentará os juros. E você pode pagar no seu ritmo. O que será uma opção muito mais vantajosa para você. Pois te fará economizar bastante.

Porém, é preciso tomar cuidado. Para não deixar que o empréstimo se torne uma dívida nova. Portanto, apenas solicite um empréstimo se estiver 100% certo de que conseguirá pagar o valor das parcelas escolhidas.

 

Conclusão

Ser um iniciante no mundo das finanças pode fazer com que você acredite em alguns mitos. Para evitar que isso aconteça, sempre vá atrás da informação! Veja o que os especialistas em economia falam sobre o assunto.

Dessa forma, você se livra de problemas e pode garantir que está no caminho certo!

Compartilhe essa dica

Facebook
Twitter
WhatsApp

Quem Somos:

Reproduzir vídeo

Para sua segurança

Reproduzir vídeo
×