Empréstimo Fácil
e sem Burocracia

Como se organizar para sair das dívidas

As dívidas são a realidade de mais de 70% da população brasileira. O que causa um desequilíbrio emocional nos inadimplentes devido à preocupação. E também diminui as chances de conseguir crédito aprovado.

Isso inclui cartões de crédito, empréstimos, financiamentos… ou seja, estar endividado traz diversas consequências e pode dificultar bastante a sua vida.

A porcentagem de brasileiros endividados vem subindo de forma drástica nos últimos anos. Batendo o recorde! E isso está acontecendo devido a inflação, e os efeitos da pandemia. O desemprego aumentou, e os valores do mercado também.

O que causou uma grande instabilidade econômica no país. Se você está na lista de inadimplentes do Serasa, está na hora de organizar as suas finanças. Afinal, as dívidas atrapalham a sua vida de todas as formas.

Existem diversos estudos de psicólogos que comprovam que a preocupação com a situação financeira afeta o nosso desempenho durante o dia a dia. Por isso, a dívida é muito mais do que apenas um saldo devedor. É um empecilho na vida do indivíduo.

Por isso, vamos te ajudar nesse processo. Preparamos 5 dicas para te proporcionar orientações sobre como organizar a sua vida financeira para sair das dívidas!

Acompanhe a leitura:

 

1 – Entenda que você precisará realizar sacrifícios e sair da zona de conforto

Se quitar as dívidas fosse algo simples, ninguém estaria mais nessa situação. É algo que pode ser desafiador. Você precisa entender que deverá investir o seu tempo e esforço para conseguir sair das dívidas.

Você deve sair da sua zona de conforto. Ou seja, abrir mão de luxos como o Delivery, as saídas todos os finais de semana…

Devemos abrir mão de confortos no presente, para garantir um futuro promissor. Afinal, se você está devendo algum valor, significa que não está podendo gastar. E ignorar isso pode sair caro.

O primeiro passo para sair de uma situação negativa é treinar e redirecionar a sua mente para o objetivo que visa alcançar.

 

2 – Anote as suas dívidas

É importante conhecer a sua situação antes de traçar qualquer estratégia. Você precisa saber exatamente o quanto está devendo para entender o que precisará fazer para garantir o saldo.

Faça uma lista com o nome e o valor de cada uma. Se você tiver apenas uma dívida, fica ainda mais fácil. Existem milhares de plataformas de organização financeira que podem te ajudar nisso.

Anote também a taxa de juros mensal de cada uma. Ao final do artigo, você entenderá a importância dessa questão.

Logo após finalizar as anotações, some o total das pendências. Depois, some o que você recebe por mês. O seu salário, e todas as rendas que tiver. No caso do trabalhador autônomo, some o valor que você costuma receber mensalmente em média.

E por fim, anote todos os seus gastos mensais. Pegue o seu extrato bancário do último mês para te ajudar a ter uma noção melhor.

 

3 – Corte gastos desnecessários

Durante a semana você decide pedir um iFood, porque está bem cansado e não quer ter que cozinhar. Afinal, você merece após um longo dia de trabalho, não é?

Na semana seguinte, você acorda tarde e decide ir para o trabalho de Uber. Pois 50 reais nem é tanto dinheiro. E é apenas uma exceção. Não faz mal para ninguém!

Depois de alguns dias, decide que está precisando de um tênis novo. Afinal, o seu está bem antigo e dessa forma o seu chefe não vai te levar a sério.

E segue o mês inteiro assim! Um gasto aqui, outro ali. No final do mês, quando olha a fatura do cartão de crédito, leva um susto. Se pergunta de onde saiu todo esse dinheiro.

A verdade é que alguns gastos individuais, quando se juntam, formam uma bola de neve. A cada 30 reais que você gasta, no final dá 600! Pense, por um momento, o quanto você economizaria se abrisse mão desses luxos.

Muitas vezes, o valor que você economizaria pode pagar a primeira parcela de uma negociação da sua dívida.

Enquanto você está seguindo a sua rotina, os juros da dívida estão aumentando cada vez mais. Quanto mais tempo você deixar passar sem regularizar a sua situação, mais cara a dívida sairá.

Afinal, os juros das dívidas são muito maiores do que os dos investimentos, por exemplo.

E é por isso que é de extrema importância planejar o pagamento das suas pendências o quanto antes.

Apenas cortar alguns gastos desnecessários pode te adiantar muito no seu processo.

 

4 – Negocie a dívida que contém a maior taxa de juros

Quando você anota as suas dívidas, você pode comparar os valores e juros. A dívida que possui a maior taxa de juros é o seu principal empecilho. Pois a longo prazo, ela vai tirar muito mais dinheiro do seu bolso comparada às outras.

Dessa forma, ela deve ser a sua prioridade. Entre em contato com a sua instituição bancária e solicite uma negociação.

Você também pode se cadastrar no Serasa para encontrar opções de negociações.

Afinal, o Serasa Limpa Nome está proporcionando descontos enormes em dívidas. Você poderá encontrar formas de pagar menos, ou parcelar a dívida em até 36x. Para que fique mais fácil de caber no seu bolso.

A partir do momento que você negociar, os juros param de subir. E é uma preocupação a menos! Certifique-se de se organizar para pagar as parcelas devidamente.

 

5 – Cuidado com parcelamentos no cartão de crédito

As compras parceladas parecem quebrar um galho. Mas a verdade é que podem se tornar uma grande bola de neve. Pois grande parte dos inadimplentes, contraíram dívidas por causa do cartão de crédito!

Por isso, tome bastante cuidado. Evite o parcelamento e os gastos desnecessários. Parcele apenas itens essenciais, caso precisar. E preste muita atenção nos juros.

Ter responsabilidade com o seu cartão de crédito pode te livrar de diversas situações indesejadas.

Anote todos os seus gastos mensais para ter um controle ainda maior. O cartão de crédito, quando utilizado de forma correta, pode ser um grande aliado. Mas quando você não conta com uma organização financeira, o seu uso pode ser fatal!

Seguindo todos os passos, você adiantará muito a sua saúde financeira. E começará a viver melhor. Afinal, você está abrindo mão de confortos no presente para garantir o conforto no futuro!

Com um bom planejamento, você vence as dívidas. E, finalmente, sai da lista de inadimplentes!

Compartilhe essa dica

Facebook
Twitter
WhatsApp

Quem Somos:

Para sua segurança