Empréstimo Fácil
e sem Burocracia

5 Golpes da Internet Mais Comuns: Como se Prevenir

Sempre existiram os golpes da internet, mas de um tempo pra cá eles vêm ganhando cada vez mais força. A maioria das pessoas ou já caiu em algum deles, ou conhece outra pessoa que caiu.

Por isso, reunimos os 5 golpes mais comuns para te ajudar a se prevenir. Acompanhe a lista:

1- Links fraudulentos: Saiba quando desconfiar dos links da internet

O golpe dos links pode ser um dos mais difíceis de serem identificados. Pois recebemos milhares de links e arquivos todos os dias no WhatsApp. Dessa forma, fica difícil analisar qual deles é apenas um link normal, e qual é fraudulento.

Quando você clica em um link errado, pode correr o risco do roubo de seus dados. Ou da instalação de vírus ou programas maliciosos em seu dispositivo.
Primeiramente, desconfie quando alguém te enviar apenas um link, sem mensagem nenhuma. Principalmente quando for uma pessoa que você não conversa tanto.
Afinal, quando enviamos links para amigos ou conhecidos, é comum que acompanhem uma explicação. Como por exemplo: “dá uma olhada nesse artigo!” “Olha só esse site!” “Você vai curtir isso!”.

Mas, quando não há mensagem nenhuma, é muito provável que seja fraude. Nessa situação, mande uma mensagem perguntando para a pessoa o que é antes de clicar.
Na maioria das vezes, quem te mandou um link fraudulento não está mal intencionado. A pessoa pode ter sido hackeada por um golpista. Ou pode ter caído no mesmo golpe e ainda não ter se dado conta.

Ou o indivíduo clicou em um link que gerou um vírus capaz de enviar mensagens sem sua autorização. Por isso, fique atento. Desconfie também de links com promoções em seu endereço. Principalmente se for descontos muito altos. Eles visam aplicar golpes chamando a atenção do indivíduo para um possível desconto de produtos. Logo, aplicam o golpe.

2- Familiares ou conhecidos pedindo dinheiro do nada

Eu diria que esse é o golpe mais comum recentemente. O golpista hackeia o WhatsApp de alguém, ou até mesmo clona. E se passa por aquele indivíduo pedindo dinheiro aos seus contatos.

Geralmente os golpistas priorizam parentes. Afinal, a nossa família é mais propensa a nos enviar dinheiro quando estamos precisando.
A primeira forma de saber se é golpe, é avaliando a escrita. Quando conhecemos alguém muito bem, geralmente reconhecemos sua forma de escrever e mandar mensagens.
Se a linguagem ou a forma de falar estiverem diferentes do normal, desconfie.

A segunda melhor forma é fazer perguntas pessoais. Se a sua filha está te pedindo uma quantia grande de dinheiro, faça questionamentos íntimos. Aqueles que apenas ela saberia responder.

Como por exemplo, a data do seu aniversário. Pergunte como anda a melhor amiga dela. O golpista certamente não saberá o que fazer neste momento. E é aí que você mata a charada.

Agora você já sabe o que fazer quando pessoas íntimas te pedem dinheiro do nada. Porém, o que fazer quando for alguém que você não conhece tão bem? Como um colega de trabalho?

Simples. Ofereça fazer uma ligação de vídeo para entender melhor a situação. Se realmente for o seu colega precisando de dinheiro emprestado, ele não verá problema.
Caso seja um golpista, ele vai tentar fugir dessa opção. Pois a chamada de vídeo mostraria o seu verdadeiro rosto.

3- Ligações ou e-mails de bancos dizendo que você está devendo dinheiro.

Esse é um dos mais golpes fáceis de cair. Você recebe uma ligação afirmando que você deve alguma quantia.
A primeira coisa que fará, é pagar para evitar ficar com o nome sujo. Afinal, você não vai desconfiar de um banco, não é mesmo?

Não cometa esse erro. Bancos sérios sempre te ligarão por números identificáveis. E no caso dos e-mails, verifique se o e-mail é original. Para isso, é simples. Basta apenas pesquisar o e-mail original daquela instituição.

Se o e-mail que você recebeu vem de um endereço diferente, desconfie! E a segunda dica é: controle suas finanças! Dessa forma, você saberá quando está de fato com dívidas e quando não está.

Conhecer a nossa situação financeira nos previne de muitos golpes como esse. Veja dicas do que fazer nessa situação:
– Pergunte para o indivíduo que te contatou, como você pode ter certeza que não é golpe. Os bancos sérios sempre terão formas de te provar a veracidade. Afinal, eles lidam com clientes desconfiados diariamente. E isso é obrigação deles.
– Verifique sua conta bancária. Se não aparecer nenhuma pendência, você certamente não está devendo nenhuma quantia. Essa é a forma mais simples de resolver o problema. Verifique o cartão de crédito, ou possíveis parcelas de empréstimos.
Outra dica é: no caso de e-mails, preste atenção na ortografia. Golpistas geralmente deixam alguns erros gramaticais. E nenhuma instituição financeira enviaria um e-mail dessa forma.

4- Nunca passe códigos que chegam no seu celular por SMS

Você alguma vez já se perguntou como os golpistas conseguem hackear o WhatsApp das vítimas? Vamos esclarecer essa dúvida!
A forma mais fácil de fazer isso é pedindo códigos. Eles fingem ser alguma empresa e te pedem códigos de confirmação. E esses códigos permitem o acesso à sua conta.
Desconfie de empresas nas redes sociais com poucas informações e poucos seguidores. Certamente, um perfil original não teria uma página assim.
As empresas sérias raramente pedirão códigos. Como esse golpe está se tornando cada vez mais comum, elas já estão se certificando de não pedir códigos nunca para os seus clientes. Ou seja, uma empresa original não vai requisitar isso.

5- Não compre em lojas desconhecidas sem pesquisar a fama antes

Vai comprar um produto em uma loja que nunca ouviu falar antes? Pesquise. Jogue o nome no Google. Procure informações legítimas.
A plataforma Reclame Aqui é uma ótima ajudante nessas situações. É basicamente um site onde clientes reclamam sobre seus problemas com as empresas.
Existem muitos golpes que caímos por falta de procura de informações. Lojas golpistas sempre tem milhares de reclamações e acusações na internet.
Você quando vai atrás da informação, se livra de muita coisa. Afinal, esperto é quem aprende com o erro dos outros!

Compartilhe essa dica

Facebook
Twitter
WhatsApp

Quem Somos:

Para sua segurança