Começar a empreender é uma tarefa cheia de desafios. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a trilhar essa jornada! Portanto, acompanhe a leitura:
1 – Faça um bom plano de negócios
Nenhuma empresa cresce no mercado sem um bom planejamento. Por isso, defina as suas metas, e pense em quais esforços terá que fazer para alcançá-las. E mais importante: analise a sua concorrência.
Afinal, para o sucesso de uma empresa, é essencial que ela contenha diferenciais. Analisando a sua concorrência, você consegue saber o que pode fazer para se destacar.
Defina o que a sua empresa fornecerá ao mercado, quais serão os recursos, qual seria o público alvo…
Você só consegue alcançar o sucesso quando sabe o que está fazendo. É por isso que as empresas que não contam com um bom planejamento, estão fadadas ao fracasso.
Se possível, contrate uma equipe de estrategistas para te ajudar nesse processo. No início de um negócio, sabemos que o orçamento pode ser limitado. Porém, não tem como a sua empresa crescer sem que você invista nela.
2 – Conheça bem o seu público-alvo
Esse, eu diria, é o ponto principal para alcançar um bom faturamento. Afinal, é o público que define o futuro de qualquer empresa. Para que as coisas deem certo, é preciso contar com compradores.
Por isso, realize um estudo profundo sobre a sua persona. A persona nada mais é que um “personagem” criado para representar o comportamento dos seus potenciais clientes.
Por exemplo, se a sua empresa é um correspondente bancário que vende serviços de crédito, a sua persona seria:
“Poliana, de 25 anos. Acabou de se formar em Publicidade e Propaganda, e até então recebia o salário de um estágio. Tem espírito empreendedor, e sonha em ser dona de um negócio. Agora que terminou a faculdade, quer colocar o plano em prática!
Porém, mora em uma república universitária e não tem capital o suficiente para investir no início do empreendimento. Por isso, está buscando uma empresa credora confiável para solicitar um empréstimo.”
Ou:
“Pedro, 32 anos. Foi morar sozinho recentemente, e sonha em ter o seu próprio carro. Para não depender mais do transporte público e dos aplicativos de carona. Por isso, está atrás de um financiamento. Mas ainda não fez a escolha da empresa credora. Portanto, ainda está explorando as suas opções.”
Caso a sua empresa venda cursos sobre investimentos de baixo risco, como o Tesouro Direto, a persona seria:
“Marta, 35 anos. É concursada e, atualmente, ganha a remuneração de 15 mil por mês. Ela gosta bastante da ideia da estabilidade. E é por isso que nunca teve vontade de empreender. Preza por garantias financeiras. Portanto, já está pensando na sua aposentadoria.
Gostaria de ter uma velhice confortável financeiramente. Mas não quer depender do INSS. Por isso, está procurando um lugar seguro e confiável para aplicar o seu dinheiro.”
Você precisa conhecer as necessidades e vontades do seu público alvo. Apenas dessa forma, você vai conseguir utilizar a linguagem correta para se comunicar com o seu nicho.
Pois você precisa persuadi-los e convencê-los de que o seu produto é o melhor do mercado.
Você precisa saber o que a sua persona está buscando e o que ela não quer. Os seus hábitos de consumo, e também os seus pontos fracos.
Dessa forma, você conseguirá fazer propagandas direcionadas.
3 – Utilize o Marketing Digital ao seu favor
A internet chegou para trazer inovações para o mercado. Afinal, diversas empresas estão se digitalizando. E também existem as empresas remotas! Como o Marketplace, as lojas virtuais…
Garantir o seu lugar na internet certamente trará ótimos resultados. Pois ela permite que você alcance muito mais pessoas, de vários lugares diferentes. Afinal, os clientes procuram por empresas pela internet. E se a sua não estiver lá, dificilmente será encontrada de outra forma.
Por exemplo, se a sua empresa se limita a um estabelecimento físico, ela só vai conseguir alcançar as pessoas da sua cidade. Já no mundo digital, você pode alcançar muito mais clientes, de diversas regiões do país.
E existe uma forma de prospectar muito mais clientes: o tráfego pago. Crie um site para a sua empresa. Fornecendo todos os detalhes necessários para atrair clientes. Marque a sua presença nas redes sociais também.
E principalmente: crie conteúdos ricos. Ensine princípios básicos sobre a sua área de atuação. Dessa forma, os seus clientes verão a sua empresa como uma autoridade no assunto. Logo, terão mais confiança e preferência por ela.
Além de atrair colaboradores e fornecedores para fechar uma parceria! Após investir na criação de conteúdos ricos, invista no tráfego pago. Faça anúncios direcionados para alcançar a sua persona.
Quando você sabe exatamente o público a ser alcançado, você poupa tempo, dinheiro e esforço. Um bom tráfego pago é essencial para uma empresa se tornar cada vez mais reconhecida.
4 – Faça uma boa gestão financeira
Não adianta nada conquistar um bom faturamento se você não souber gerenciar esse dinheiro. Para o sucesso de qualquer empresa, é essencial a organização das finanças.
Por isso, contrate um contador. Ele te ajudará a montar estratégias de crescimento e deixará a sua empresa preparada financeiramente para os próximos meses. Além de te auxiliar na escolha de bons investimentos, para aumentar ainda mais o patrimônio empresarial.
Ele vai organizar todos os gastos e rendimentos da sua empresa, e mostrar onde você pode melhorar. Além de diversas outras funções.
Com uma boa gestão financeira e uma equipe de profissionais capacitados, a sua empresa estará no caminho certo.
Agora que você já sabe quais são os passos principais, basta colocar em prática!